Acerca de nosotras ·

martes, 6 de diciembre de 2016

A informação tem Género? 12 -13 dezembro, Anfiteatro de Engenharia (UMinho-Braga)

Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e CECS promovem formação em parceria com o CENJOR

A informação tem Género?

- nos dias 12 e 13 dezembro, no anfiteatro de engenharia (UMinho-Braga)

No âmbito de um protocolo estabelecido entre a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), o Instituto de Ciências Sociais e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho, irão realizar-se quatro sessões temáticas sob o título “A informação tem Género?”.
Esta iniciativa, surge na sequência de várias ações de formação de jornalistas e profissionais de comunicação em geral, levadas a cabo, nos últimos anos, pela CIG em parceria com o CENJOR – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas e inscreve-se no V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não- Discriminação.
As sessões terão lugar nos dias 12 e 13 de dezembro, no anfiteatro de engenharia (UMinho-Braga) e dirigem-se a estudantes e docentes dos cursos de comunicação, investigadoras/es, profissionais de comunicação e organizações não governamentais da área da cidadania e igualdade de género.
Cientes do lugar preponderante que os meios de comunicação social ocupam nos processos de construção identitária, importa fomentar nos profissionais de comunicação uma atitude crítica-reflexiva sobre as, não raras vezes veiculadas, mensagens e imagens estereotipadas do ponto de vista das relações e dos papéis de género, quer nos conteúdos relacionados com o entretenimento, quer mesmo nos conteúdos jornalísticos.
Simultaneamente, pretende-se sensibilizar para a necessidade de se produzirem trabalhos jornalísticos que ponham em evidência e desocultem um conjunto realidades relacionadas com a (des)igualdade de género, dando visibilidade e expressão a questões políticas, sociais, económicas e culturais, com que mulheres e homens se deparam.

Os/as preletores/as das sessões serão Carla Cerqueira (investigadora do CECS), Orlando César, jornalista (docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e formador no Cenjor), Sofia Branco (jornalista da Lusa e presidente do Sindicato dos Jornalistas) e Sónia Soares (ativista da União de Mulheres Alternativa e Resposta, investigadora do Observatório de Mulheres Assassinadas).

A participação está sujeita a uma pré-inscrição (nome, área em que trabalha/estuda e contacto de email), a qual deve ser enviada até ao dia 5 de dezembro para: comdiversidade@gmail.com



Programa completo:
http://www.comunicacao.uminho.pt/upload/docs/cecs/formacao_cenjor_2016_12.pdf

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...