Acerca de nosotras ·

viernes, 31 de enero de 2014

Desde Portugal Solidaridad con las mujeres españolas


Dia 1 de fevereiro 2014, pelas 15h*, encontramo-nos no Cais do Sodré, em Lisboa, para desfilarmos até ao consulado de Espanha, num protesto simbólico contra a Lei Gallardón e em solidariedade com as mulheres do Estado espanhol.

Vestimos lilás (roxo) e gritamos bem alto que não aceitamos retrocessos nos direitos sexuais e reprodutivos (DSR), nem o regresso ao passado do aborto em Espanha. O corpo das mulheres não é propriedade de ninguém. Exigimos respeito pelos direitos das mulheres porque são direitos humanos.

Mobilizamo-nos contra a frente conservadora que avança na Europa, e que se apoia em políticas neoliberais para dar forma a um retrocesso civilizacional inadmissível. Não aceitamos a cruzada contra os direitos das mulheres, nem o regresso do aborto clandestino e ilegal. “Solidariedade com as mulheres de Espanha – Não à lei Gallardón”!

Fazemos apelo a uma grande manifestação no dia 8 de fevereiro 2014, pelas 15h00, na Praça de Espanha, junto à Embaixada.
Apelamos também a que nesse dia, noutras cidades portuguesas, os protestos solidários saiam à rua.

Esta iniciativa parte de um conjunto de cidadãos e cidadãs, e também de um conjunto de associações e colectivos:
APF - Associação para o Planeamento Familiar, Associação ComuniDária, Associação Clube Safo, Associação ILGA Portugal, ALCC - Associação Lusofonia Cultura e Cidadania, APMJ - Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, Casa do Brasil de Lisboa, MMM - Marcha Mundial de Mulheres Portugal, Panteras Rosa, PpDM - Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta, Rede 8 de Março, Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, SOS Racismo.

Novas adesões são bem-vindas. Para tal, basta contactar as entidades subscritoras!

*16h30 nos Restauradores para quem não puder acompanhar a manifestação da CGTP.

No hay comentarios:

Publicar un comentario